"LER TAMBÉM ERA SEGUIR ASSIM, POR UM TÚNEL ESCURO, E CHEGAR, DE QUANDO EM QUANDO, A UMA PLATAFORMA ILUMINADA" (in Estórias de Ver e Andar de Teolinda Gersão)

domingo, 10 de fevereiro de 2008

RECRIANDO A PARTIR DA OBRA adozinda - DESAFIO A


Alguns alunos imaginaram que Adozinda, no final da obra, segue com Zulmiro no avião. A partir dessa hipótese, redigiram, num texto cuidado, um outro final para a obra de Sofia Ester. Tinham a obrigação de respeitar as características das duas personagens que conheciam pela leitura que fizeram da obra.
DEPOIS DE LERES ESTES CINCO TRABALHOS, NÃO HESITES EM ESCOLHER O TEU PREFERIDO. JUSTIFICA A TUA OPINIÃO!
A Adozinda seguiu o Zulmiro no avião sem que ele a visse. Quando o avião começou a voar, Adozinda foi para o pé do Zulmiro e sentou -se. Zulmiro ao vê-la espantou-se e perguntou imediatamente:
- O que fazes aqui? Não devias estar em casa?!
- Sim, mas…
- Bom, quando chegarmos à América, voltas outra vez para casa, eu pago-te a viagem! – interrompeu-a o Zulmiro - A tua mãe deve estar preocupada!
- Pára de te preocupar comigo, eu estou aqui para te dizer uma coisa!- explicou Adozinda.
- Só faço isso para o teu bem! - declarou Zulmiro - Mas então, já que estás aqui, o que queres dizer-me?
- Bem, quando nos encontrámos, a nossa relação começou mal, lembras-te? - perguntou a Adozinda.
- Sim! - respondeu o Zulmiro.
- Estava com a vassoura e tu numa mota. Depois começámos a ser amigos e, se calhar, mais do que isso… - disse a jovem.
- Continua! - ordenou ele.
- Sim. Ontem à noite, comecei a chorar e pensei: «Será que ele é o homem da minha vida? ». E decidi vir contigo.
- Não sei o que te responder, mas é melhor voltares para casa na tua vassoura!
- Não! - gritou ela.
Olharam-se os dois nos olhos e a Adozinda aproximou-se do ouvido do Zulmiro e repetiu-lhe o que dissera antes:
- És o homem da minha vida, Zulmiro!
Beijaram-se e a Adozinda continuou:
- Quero viver contigo na América uma nova vida!
- Está bem! Já que não posso fazer-te mudar de ideias… ! - assentiu o Zulmiro.
- Obrigado! Vamos poder dar passeios na vassoura e eu vou cozinhar, enquanto tu trabalhas! - disse ela.
- Está bem! Mas quero que telefones à tua mãe! – insistiu de novo o Zulmiro.
- Com certeza! - disse Adozinda.
E começaram a viver juntos sem querer, para já, ter filhos.

alexferrari

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Quando chegaram ao aeroporto, foram diretamente despachar as malas, porque Adozinda tinha trazido quatros malas grandes e gordas! Cada uma de sua cor: azul, laranja, amarela e outra com todas as cores do arco-íris! Já Zulmiro levava apenas uma mala bastante grande.
- Não sei por que você está levando tantas malas!? Não vamos mudar definitivamente de casa!! - exclamou Zulmiro que carregava três malas: a sua e as duas mais pesadas de Adozinda.
-Não reclame tanto, Zulmiro! Eu só peguei o necessário! Uma mala para cada estação: a azul para o inverno, a laranja para o outono, a amarela para a primavera e a colorida para o verão!
-Mas eu já falei que eu olhei a previsão do tempo na televisão! E eu já te disse que lá está quente!
-Nunca se sabe! E além do mais eu não confio nesses jornalistas que prevêem o tempo! Eles não são videntes para prever o que quer que seja!
Zulmiro riu-se. Fizeram o check-in e embarcaram no avião. Adozinda estava muito contente, adorava viajar de avião! E principalmente ir para Nova Iorque! Uma das cidades mais conhecidas do mundo!
-Estou tão ansiosa por chegar! Quero ir diretamente ver a Estátua da Liberdade! - exigiu Adozinda.
-Está bem... mas antes temos de passar no hotel para deixar as malas!
Adozinda, contrariada, concordou.
Algum tempo depois, começou a decolagem, e Adozinda gritou:
- Iupiiii! Nova Iorque, aqui vamos nós!!
Tomaram o café da manhã no avião e fizeram uma viajem que, « por acaso », foi um desastre!
Adozinda quis ir ao banheiro. Então, Zulmiro aproveitou para dar um cochilo. Quando, de repente, foi acordado por um choro... olhou para o lado e viu que Adozinda estava no chão. Perguntou-lhe o que tinha acontecido e ela explicou-lhe que tinha batido num homem. Entretanto, de tão furiosa que estava queria transformá-lo num sapo, mas Zulmiro impediu-a, e convenceu-a a ver o filme que se projetava nesse momento.
Estava o filme a terminar e o avião aterrava em Nova Iorque. Logo que recuperaram as malas pegaram um táxi e foram para o hotel.

babi

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Zulmiro tinha prometido a Adozinda que voltaria rapidamente da sua viagem. Adozinda ficou com uma cara triste e voltou para casa. Depois de longas horas, o telefone tocou:
- Alô? - respondeu ela meio triste
- Adozinda ?! Nem te reconheço pela voz ! É o Zulmiro!!
- O quê ?! Pensei que ainda estivesses no aeroporto! Já chegaste nos Estados-Unidos? -perguntou ela um pouco animada.
- Não... não vou hoje, vou ser amanhã! Como já não vou hoje, você quer passar o dia comigo?
- Eu... sim... quer dizer... não! Eu tenho uma coisa a fazer! Desculpa!
- Não faz mal! Quer me acompanhar no aeroporto amanhã?
- Claro que sim, eu quero! Mas agora tenho que ir! Tchau!
- Ado...
Adozinda pousou o telefone sem deixar Zulmiro terminar e os seus olhos iluminaram-se:
- Vou arranjar um plano para entrar neste avião! - disse para si mesma. Foi para o seu quarto e procurou o livro de magia para encontrar um sortilégio que lhe permitisse ficarinvisível. Claro que também fez bagunça no quarto inteiro! Após uma intensa busca, acabou para encontrar o livro e aí aprendeu o sortilégio que tanto procurava. Foi para a cama esperando, sorridente, o dia seguinte.

Ao entrar no aeroporto, Adozinda disse para Zulmiro:
- Não vou poder ficar aqui muito tempo, porque a minha mãe me quer em casa cedo!
- Não tem problema! Eu vou embarcar agora, então...Adeus!
- Sim...boa viagem!
Rapidamente, Adozinda foi para o banheiro e disse as palavras para ficar invisível, mas, claro, inventou outra palavra para ficar visível. Obviamente que essa palavra foi mal escolhida porque usou a palavra "àgua"! Zulmiroestava entrando no avião com o livro de astrologia na mão...e a Adozinda, invisível, atrás!!

A jovem entrou no avião com o Zulmiro e por pouco, espirrava à frente dele! (Imaginem a cena!) Quando o avião estava descolando, Adozinda esqueceu completamente que estava invisível e gritou a palavra "àgua" porque estava com sede e....ficou visível de novo!!! Espantado, Zulmiro gritou:
- ADOZINDA!!?? O que estás a fazer aqui?? Pensava que estavas com a tua mãe???
- Sim... não... escuta, eu ia ter saudades tuas! Eu não ia poder ficar aqui sozinha!!!Deixa eu ir contigo!!! - disse a Adozinda quase a chorar
- Está bem! Mas nada de burrices nem de magia! Fica QUIETA !!!!
- OBRIGADA mil vezes! Você é o meu melhor amigo! Deixa-me dar um beijo!!! (o Zulmiro limpou a cara com um lenço). Quem sabe vou poder fazer algumas piadas!!Vai lá! Vamos rir!!!!!!
- NÃOOOOOOOOOO!!!!! Porquê eu!!!!!!!!!!!!! - disse o Zulmio desapontado!

caro-cenoura

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Certo dia, Zulmiro anunciou a Adozinda que ela iria com ele para a América...
No dia da viagem Adozinda e Zulmiro estavam tão excitados que esqueceram as malas em casa! Entraram no avião sem dar conta desse esquecimento. Só quando chegaram aos Estados Unidos, ao irem buscar as malas, é que se aperceberam disso. Zulmiro e Adozinda procuraram e perguntaram no serviço da bagagem onde um funcionário, homem novo que devia ter os seus 25 anos, lhes respondeu:
- Meus senhores, eu, aliás, nós não temos malas em nome de Zulmiro e de Adozinda!
Foram então para a casa que Zulmiro tinha alugado e dormiram uma noite descansada, apesar do esquecimento das malas. Ao acordar, Adozinda resolveu ir ao mercado comprar comida. Antes de sair, olhou para Zulmiro que ainda estava a dormir, e deixou-
-lhe um papel na mesa de cabeceira dizendo onde tinha ido... Zulmiro acordou e viu que Adozinda não estava, levantou-se rapidamente e viu o recado:

« Zulmiro, não te preocupes! Fui ao mercado comprar comida. Beijinho. Até logo! Adozinda»

Zulmiro ficou aliviado... até que Adozinda chega instantes mais tarde, com o pessoal do mercado atrás dela a ralhar… e ela sem nada nas mãos a não ser a vassoura! Adozinda tinha virado o mercado de pernas para o ar!
- Que chatice, Adozinda! Fizeste outra vez algo aborrecido! Que aconteceu desta vez?! -interrogou-a sem paciência, Zulmiro.
- Nada, eu só queria comprar comida, mas quando estava na caixa para pagar havia uma senhora que me empurrou e passou à minha frente. Zanguei-me com ela, claro! - explicou a bruxinha, furiosa com o sucedido.
Zulmiro prometeu então ao pessoal do mercado que ia pagar os estragos causados para que o mercado pudesse recuperar da confusão gerada por Adozinda...
Passado um ano, Zulmiro comprou uma casa e Adozinda ficou a viver com ele. Era uma casa muito grande, parecia um castelo. Adozinda gostava muito dela... Anos depois, Zulmiro e Adozinda casaram-se e tiveram a alegria de receber a visita das suas famílias...

didoo

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Zulmiro e Adozinda estavam a caminho do aeroporto na vassoura mágica da bruxinha. Adozinda estava muito triste por Zulmiro ir para Nova Iorque, faria de tudo para que isso não acontecesse…
Quando chegaram ao aeroporto de Lisboa, esperaram uns quinze minutos e depois despediram-se. A determinado momento, ouviram uma aeromoça dizer ao piloto:
- Está faltando uma pessoa, não podemos decolar ainda!
O piloto exclamou:
- Eu sei! Mas já faz mais de uma hora que estamos esperando!
A aeromoça concordou e resolveu anunciar para todos os passageiros que iam começar a decolagem. Adozinda teve então uma excelente idéia: decidiu pagar a passagem e ir junto com Zulmiro.
Este último concordou plenamente e partiram juntos para os Estados Unidos.
Um ano passou antes de regressarem para Portugal.
Decidiram então casar-se e morar em Lisboa…

superma
-------------------------------------------------------------------------------------------------
- Ó Zuzu, você pode me explicar agora porque nos levou aqui?
- Zinda, o meu estudo me obriga a ter que utilizar os nossos passaportes, muito em breve….
- Porquê? Vamos viajar nas férias?
- Não, mas a 15 de Setembro vou ter que fazer um estágio, eles me disseram que, se eu quisesse convidar uma pessoa importante para vir comigo, podia e pensei em você.
- E aonde vamos? A minha mãe sabe disso? Quanto tempo vamos ficar, Zuzu??
- Vamos para os Estados Unidos de América, eu acho que o meu estágio vai durar uns 6 meses… Não se preocupe com isso, tua mãe está sabendo de tudo. Agora, por favor, desce do carro! O nosso voo é daqui a 10 minutos!
No período da decolagem, a estudante de artes ainda perguntou:
- Miro, será que depois vai dar prá gente ver os planetas quando estivermos lá em cima?
- Não zinda, você nunca pegou avião? Bem, agora aperte o cinto por que o avião vai decolar.
Eles tinham pegado o voo da noite e a Adozinda, cansada depois dos exames, dormiu durante toda a viagem.

maminovas

8 comentários:

Anónimo disse...

Adorei as histórias!
Esta é a melhor recompensa para quem escreve :)
Também fiquei com muita curiosidade de visitar o Museu da Idade Média.
Acho que todos vocês são excelentes escritores. Têm imensa imaginação!

Beijinhos,
Sofia Ester.

Anónimo disse...

Eu prefiro a composição de alexferrari porque é uma composição muito romântica. Quando Adozinda segue Zulmiro no avião, sem que ele saiba, para lhe dizer que ele é o homem da sua vida foi um momento muito comovente… mas Zulmiro disse-lhe que ela tinha de voltar para casa e ela gritou “Não!”. Parecia que Zulmiro não gostava dela ou que não queria que ela ficasse com ele...
Mas o fim da história é um pouco rápido porque ele concorda em que ela viva com ele na América, sem discussões. Basta que ela telefone à mãe… como se a mãe fosse estar de acordo sem discutir e sem conhecer melhor o Zulmiro! Mas como é a Adozinda que deve escolher o namorado e não a mãe...

didoo

Anónimo disse...

Para mim a história de caro-cenoura foi a mais engraçada de todas.
As personalidades das personagens não foram mudadas. A Adozinda continuou a ter um carácter acriançado e o Zulmiro manteve um carácter maduro e indepedente. Esses dois aspectos levaram-me a apreciar e a gostar do trabalho de caro-cenoura.
A história é cómica, com pequenas e grandes piadas e com bom gosto.
Eu felicito o autor deste trabalho.

Dadjia

Anónimo disse...

A composição de que mais gostei foi a de caro-cenoura. O carácter de Adozinda e o de Zulmiro foram conservados. As ideias, as reacções, tudo é típico da bruxinha e do amigo. A composição tem muitos diálogos e assim é mais fácil de ler. Também acho que podia ser uma óptima continuação da história. A ideia do sortilégio era muito engraçada e desatei a rir quando li a parte onde ela reaparece subitamente. A reacção do Zulmiro, no fim, quando ela projecta umas piadas, também está bem imaginada.
Parabéns ao escritor!

jojolapin

Anónimo disse...

Eu gostei muito da composição de alexferrari porque a maneira de escrever parece-se mais com a de Sofia Ester. Consegue respeitar as características das personagens. Quando se lê este texto dá para perceber metade da história do livro, sem lê-lo. O que mais gostei foi da imaginação enérgica do autor.

Maminovas

Anónimo disse...

Eu prefiro a composição de maminovas porque achei o diálogo muito engraçado, nomeadamente o facto de Zulmiro chamar Adozinda "Zinda" e de Adozinda chamar Zulmiro "Zuzu". Eu também gostei desta composição porque está bem escrita. O único problema é que o texto é um pouco curto, mais apesar disso é um prazer lê-lo. Também gostei de outras histórias, mas preferi esta.

Superma

Anónimo disse...

A composição que mais gostei de ler foi a de Babi, porque é uma composição muito realista. Babi conseguiu reunir as principais características da Adozinda no seu texto. Nesta composição, a Adozinda aparece natural e infantil como na obra de Sofia Ester. Parabéns a Babi por ter escrito essa linda composição!

Boby

Anónimo disse...

Eu achei que o melhor texto é o da b@bi porque respeitou o que se pedia no trabalho usando as características de Adozinda e de Zulmiro, como por exemplo a teimosia da Adozinda quando diz que quer ir ver a Estátua da Liberdade... Eu também gostaria de ir ver a Estátua…
Penso que b@bi teve uma boa ideia ao imaginar as malas de cor diferente para cada estação do ano e que tinha alguma razão dizendo que os apresentadores do boletim metereológico se enganam várias vezes .Não cometeu muitos erros o que eu aprecio muito, porque quer dizer que trabalhou.

ado