"LER TAMBÉM ERA SEGUIR ASSIM, POR UM TÚNEL ESCURO, E CHEGAR, DE QUANDO EM QUANDO, A UMA PLATAFORMA ILUMINADA" (in Estórias de Ver e Andar de Teolinda Gersão)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

ENTREVISTA A SOFIA ESTER






Durante o primeiro trimestre do ano lectivo de 2007-2008, a turma de 5e/7º ano da Secção Portuguesa do LI leu a obra de Sofia Ester, Adozinda. Os alunos tiveram igualmente a oportunidade de recolher informação sobre a jovem escritora portuguesa a quem formularam, em grupo, diversas questões. As respostas dadas pela escritora, em Dezembro de 2007, são a seguir publicadas. Boa leitura!



A – Questões em torno de Sofia Ester

1. Sempre quis ser escritora? Camila & Dylan
Não, o meu primeiro projecto profissional era ser feiticeira. Infelizmente, não existem na realidade escolas que ensinem a voar de vassoura mágica ou a controlar o tempo. Excluído este primeiro projecto profissional, optei por me dedicar à informática.

2. Quando é que começou a gostar de escrever histórias? Joana & Alicia + Caroline
Desde pequena, sempre gostei de criar e ilustrar pequenas histórias. No entanto, fazia-o, não porque existisse o projecto de me tornar numa escritora, mas simplesmente porque gostava. A Adozinda foi o meu primeiro trabalho a ter dimensão para se transformar num livro.

3. Porque quis começar a escrever? Constance + Caroline + Léa & Noémia
Não creio que se trate de uma opção. Eu gosto de escrever. Para mim, é uma necessidade, tal como respirar ou dormir.

4. Com que idade é que pensou em ser escritora? Naisna + Constance + Caroline + Michaël
Quando acabei de escrever a Adozinda, tinha eu quinze anos, achei que deveria fazer algo com o trabalho que tinha entre mãos. Foi então que surgiu a ideia de publicar. De início sentia-me bastante receosa. Valeram-me os incentivos dos pais, amigos, professores e do escritor Daniel Sampaio que, naquela altura realizou uma conferência na minha escola e que aceitou ler o livro de uma desconhecida. Como todos me incentivavam a continuar, acabei por ganhar coragem para contactar as editoras e, posteriormente, o livro acabou por ser publicado.
Aliás, acho que todos devemos tentar aproveitar o nosso trabalho. Todos os talentos, seja para cantar, para dançar, para jogar futebol, para a matemática ou para as letras não devem ser deixados na gaveta.

5. Quando é que escreveu pela primeira vez histórias para crianças? Frederico & Alexandre V.
A Adozinda foi publicada em 1995. Antes, escrevi outras histórias que nunca chegaram a ser publicadas.

6. Foi difícil começar a escrever? Caroline
Começar não foi difícil. Tal como muitas outras pessoas, escrevi a minha primeira história na Escola Primária, a pedido da professora. Na altura, tudo não passava de uma brincadeira. Hoje, sou muito exigente com a minha própria escrita e, por isso, é mais difícil.

7. É difícil escrever? Michaël
Sim, é difícil. É um trabalho onde se parte do nada, de uma página em branco.

8. Houve alguém que a tenha incitado a escrever (pai, mãe...)? Frederico & Alexandre V.
A minha mãe preferia que eu me tivesse ligado ao desporto. No entanto, ao constatarem que eu gostava de escrever, os meus pais apoiaram-me, mas para eles, o mais importante era a escola.
O incentivo dos meus amigos e professores também foi muito importante.
Outra pessoa que também muito me apoiou foi o escritor Daniel Sampaio, que aceitou ler o meu livro, mesmo sem me conhecer, e que me incentivou a continuar.
Caso o escritor Daniel Sampaio não me tivesse aconselhado a publicar, talvez eu nunca o tivesse tentado. É certo que os meus pais, amigos e professores também me encorajavam a tentar a publicação. Mas, como se tratavam de pessoas que gostavam de mim, eu receava que isso os impedisse de avaliarem o meu trabalho com objectividade.

9. Podia deixar de escrever para fazer outra coisa? Carine
Eu tenho outras actividades, para além de escrever. Escrever é uma delas, uma actividade essencial, mas não é a minha única actividade.

10. O que é que pensou quando escreveu o livro A Magia da Adolescência? Camila & Dylan
Quando escrevo, estou mergulhada na história. Sinto-me dentro daquele mundo à parte.

11. Por que é que quis escrever um livro a Luís de Camões e não a outro autor? Camila & Dylan
Porque o Luís de Camões é o mais romântico de todos os escritores. Infelizmente, ele nunca me respondeu.

12. O que é que a inspirou para escrever Carta de Amor a Luís de Camões? Bárbara & Alexandre O.
O próprio Luís de Camões, através da paixão que comecei a nutrir por ele durante as aulas de Português.

13. Porque gosta de Luís de Camões? Constance
Porque é um poeta genial, que levou uma vida corajosa e repleta de aventuras.

14. Qual o seu livro preferido? Porquê? Camila & Dylan + Léa & Noémia
Não existe um que seja o meu preferido. Acho que todos os livros são importantes, cada um de sua maneira. Todos eles nos ensinam algo de novo e nos abrem uma janela através da qual podemos ver o mundo de um modo diferente. Vale sempre a pena ler um livro.

15. Porque começou a escrever livros? Camila & Dylan
Porque gosto de escrever. Algumas pessoas cantam na banheira, outras dançam, outros jogam futebol e eu gosto de escrever.

16. As ideias para fazer um livro vêm instantaneamente? Camila & Dylan
Por vezes, as ideias surgem naquele estado brumoso entre o sono e o despertar. Outras vezes, aparecem durante um passeio ou durante uma conversa com um amigo. É complicado forçá-las, mas é necessário procurá-las. Por vezes, penso durante dias a fio que rumo dar a uma história e não consigo escrever nada que me satisfaça. Depois, um belo dia, de repente, uma ideia assoma à porta sem ter sido convidada. Nunca lhe recuso a entrada, seja qual for o momento.

17. Porque quis combinar dois mundos diferentes: o mundo da feitiçaria e o mundo actual num mesmo livro (Adozinda)? Camila & Dylan + Léa & Noémia
Combinei o mundo da feitiçaria com o mundo actual porque a realidade é tão complicada que muitos problemas parecem precisar de magia para serem resolvidos.

18. Precisa de calma ou de música para escrever? Camila & Dylan + Léa & Noémia
A calma é essencial. Prefiro escrever em silêncio.

19. Se não fosse escritora o que seria? Naisna
Tenho outras actividades para além de escritora. Dedico-me à Informática e também sou professora.

20. Qual dos livros que escreveu é o seu preferido? Naisna
Tal como os filhos, todos são importantes e únicos.

21. Porque gosta dos autores Daniel Sampaio, Alice Vieira, António Lobo Antunes e Eça de Queiroz? O que têm eles de especial? Bárbara & Alexandre O. + Caroline
São todos excelentes autores. É impossível não os apreciar.

22. Quanto tempo é preciso para escrever um livro? Bárbara & Alexandre O.
Os livros acerca da Adozinda demoraram, cada um deles, cerca de 1 ano a escrever.

23. Já tem uma outra ideia para o próximo livro? Pode dizer-nos algo sobre esse assunto? Bárbara & Alexandre O.
A Adozinda meteu-se em mais aventuras e problemas e, actualmente, estou a registá-las num novo livro.

24. Está a escrever algum livro neste momento? Léa & Noémia + Michaël
Sim. A Adozinda meteu-se em mais aventuras que são dignas de registo escrito.

25. Tem a intenção de criar um quarto livro com novas aventuras de Adozinda? Joana & Alicia + Caroline
Estou neste momento a trabalhar nele, porque a Adozinda não pára quieta e tem sempre novidades para me contar.

26. Actualmente prefere escrever livros para adultos ou continuar a escrever livros para jovens? Constance
A Adozinda está disposta a partilhar a sua história com todos os públicos. Talvez os jovens se sintam mais identificados porque ela também é uma jovem.

27. O que a inspira para escrever? Constance
O mundo que me rodeia é a minha principal inspiração.

28. Que conselhos daria a alguém que quisesse escrever um livro? Constance + Léa & Noémia
Que tivesse coragem e seguisse em frente. O pior que pode acontecer a uma história ou a um poema é ficar na escuridão de uma gaveta.

29. Pensa escrever mais livros? Sobre outro assunto? Carine
Sim. Neste momento estou a escrever outra história em que Adozinda é a protagonista. Mas tenho mais ideias para outro tipo de livros. Além disso, também irei publicar, brevemente, mais novidades relacionadas com a Adozinda no site http://sofiaester.pt/

30. Já visitou países estrangeiros? Carine
Já fiz algumas voltinhas pela Europa. Já visitei Paris e adorei. É uma bela cidade. Também fiz uma breve visita ao Continente Asiático.

31. Quais são os seus passatempos preferidos? Carine
Gosto de ler, escrever, passear e ver televisão.

32. É casada? Tem filhos? Carine
Aguardo o meu príncipe encantado…

33. A sua inspiração vem «assim» ou tem de pensar muito para encontrar as ideias? Carine
Encontrar boas ideias é difícil. Pode-se procurá-las dias a fio, sem se ter sorte nenhuma. Noutros dias, encontram-se verdadeiros tesouros.

34. Depois de ter escrito tantos livros, a história de Adozinda é a mais conhecida. É a sua obra preferida? Frederico & Alexandre V.
As obras são como os filhos. Uns tornam-se ricos e ilustres. Outros têm destinos mais humildes. Para a mãe são todos igualmente importantes.

35. Quando foi júri no Concurso dos Novos Leitores, alguma das obras em especial a interessou? Porquê? Frederico & Alexandre V.
As histórias que concorreram eram todas especiais e revelavam grande talento por parte dos seus autores. Infelizmente, o júri só pôde premiar um número reduzido delas.

36. Há algum escritor que a tenha inspirado? Frederico & Alexandre V.
Todos eles foram importantes. Posso destacar os seguintes: Eça de Queiroz, Daniel Sampaio, Gustave Flaubert, Condessa de Ségur, Alice Vieira, Saint-Exupéry, Francisca Fernandes, Lobo Antunes, entre muitos outros.

37. Gostaria de inventar um livro sobre a nossa turma? Léa & Noémia
Parece uma excelente ideia. Tenho a certeza de que a vossa turma tem muitas histórias divertidas para contar.

38. Quando escreve um livro, quantos rascunhos faz? Léa & Noémia
Muitos. Chego a encher cadernos inteiros com rascunhos.

39. Se pudesse escrever um livro com um dos seus escritores preferidos, quem escolheria? Léa & Noémia
Gostaria de poder trabalhar com qualquer um deles.

40. Como se sente quando escreve um livro? Léa & Noémia
Sinto-me dentro da história. Por vezes, chego mesmo a esquecer aquilo que me rodeia.

41. Se tivesse uma filha chamá-la-ia Adozinda? Léa & Noémia
Não, porque essa filha teria a sua própria personalidade, e eu iria gostar dela por aquilo que ela revelasse ser.

42. Já escreveu algum livro que não tenha tido sucesso? Michaël
Os livros são semelhantes aos filhos. Gosto sempre deles, mesmo que o seu sucesso nas vendas seja humilde.


Questões em torno de Adozinda

1. Quando é que pensou em escrever uma história de bruxinha? Camila & Dylan + Diana & Matheus + Léa & Noémia
A Adozinda nasceu quando eu tinha quinze anos.

2. Porque dedicou Adozinda aos seus Pais? Camila & Dylan + Léa & Noémia
Porque os meus pais sempre me apoiaram em todos os momentos bons e maus da minha vida.

3. Por que motivo Adozinda estuda Arte e não Feitiçaria/Magia? Camila & Dylan + Frederico & Alexandre V.
Porque a Adozinda estuda em escolas tal como as nossas. No entanto, no livro Adozinda e Zulmiro – A magia da adolescência surge uma Escola de Magia, dedicada a salvar as artes mágicas das brumas do esquecimento. Os meninos interessados poderão, em breve, inscrever-se nesta escola através da Internet, em http://sofiaester.pt/ , e aceder aos segredos da mais intrincada feitiçaria. A Adozinda e os outros feiticeiros estão a fazer todos os esforços para que a escola abra portas ainda antes deste Natal.

4. Por que motivo Adozinda é uma bruxa (e não outra coisa)? Bárbara & Alexandre O. + Léa & Noémia
A Adozinda tem uma vassoura mágica. Quem tem vassoura mágica não pode ser outra coisa a não ser bruxa.

5. Por que motivo Zulmiro não é feiticeiro? Camila & Dylan
O Zulmiro, também é feiticeiro, embora essa não seja a sua principal ocupação. O Zulmiro é astrónomo e passa a maior parte do seu tempo a desvendar os segredos das estrelas através do telescópio.

6. O que sentiu quando escreveu Adozinda? Camila & Dylan
Senti que tinha encontrado uma excelente amiga.

7. Como é que teve a ideia da história da Adozinda? Naisna + Bárbara & Alexandre O. + Joana & Alicia
A ideia da Adozinda surgiu num dia em que eu tinha de estudar para um teste de Química. Não tenho muito habilidade com as fórmulas Químicas e desejei que surgisse alguém que me desse uma mão nesta difícil matéria. A Adozinda, como feiticeira é exímia em Química.

8. Qual a personagem que mais gostou de criar? Naisna
Gosto de todas elas, mesmo daquelas que são malvadas.

9. Para escrever esta história inspirou-se na sua vida ou foi invenção pura? Naisna
Inspirei-me em alguns acontecimentos da minha vida, ou da vida daqueles que me rodeiam. Quanto à magia, foi invenção pura.

10. Se tivesse de mudar algo em Adozinda o que seria? Naisna
Não mudaria nada.

11. Preferia a sua vida antes ou depois do sucesso de Adozinda? Naisna
A minha vida não se alterou por causa da publicação do livro. Simplesmente, passei a poder contar com uma nova amiga muito especial, a bruxinha Adozinda.

12. Porque criou Zulmiro sem defeitos? Naisna
Mas ele tem defeitos!... Procurem bem… Não sou eu que os vou apontar…
O Zulmiro é uma excelente pessoa, mas não é perfeito.

13. A Adozinda critica bastante a sociedade em que vive. Partilha realmente essas
críticas que pôs na boca da personagem?
Naisna
Algumas partilho, e outras não. A Adozinda tem uma personalidade muito diferente da minha.

14. Porque criou uma protagonista tão desajeitada? Naisna + Léa & Noémia
A Adozinda não tem medo de errar. Essa característica, aliada à sua inexperiência e à sua idade podem fazê-la parecer desajeitada.

15. É pura coincidência ou é de propósito o facto da Adozinda ter a mesma idade
da Sofia Ester quando começou a escrever?
Naisna + Joana & Alicia + Michaël
Não, não é uma coincidência. Naquela altura eu tinha quinze anos e criei uma amiga que tinha a mesma idade que eu.

16. Onde é que foi buscar os nomes de Adozinda e de Zulmiro? Naisna + Joana & Alicia + Constance + Caroline
Adozinda é o nome de uma personagem de um conto que eu li durante a minha infância. Trata-se de um nome pouco vulgar que combina com a profissão da Adozinda, feiticeira, que é igualmente uma ocupação rara. O nome de Zulmiro começa por Z porque, em grande medida, ele é o oposto da Adozinda, cujo nome começa por A. A distância entre as letras simboliza a diferença entre as duas personagens.

17. Por que é que Adozinda é uma bruxa? Caroline
Porque eu própria gostaria de ter sido uma bruxa.

18. Por que é que ninguém acha estranho que Adozinda seja uma bruxa? Bárbara & Alexandre O.
O que as pessoas deviam achar estranho eram os engarrafamentos, a poluição, a pobreza assim como outros males do nosso mundo. Uma bruxa não é um facto estranho, comparado com tudo isso.

19. Por que é que Adozinda é tão diferente da mãe? Bárbara & Alexandre O.
Muitas vezes, os pais gostariam que os seus filhos fossem parecidos com eles, e isso não acontece. O mesmo sucedeu à Adozinda. Ela é uma rebelde. A bruxinha tem, no entanto, muitas parecenças com a avó materna, da qual herdou os poderes mágicos.

20. Por que motivo Adozinda muda de casa? Bárbara & Alexandre O.
Por agora, ela ainda não mudou de casa.

21. Por que motivo Adozinda não viaja no final com Zulmiro? Bárbara & Alexandre O.
Porque é uma menina muito ocupada, com a sua própria vida e sem tempo para andar a correr atrás de outros.

22. Por que motivo Adozinda vive em Lisboa? Isso tem a ver com a sua vida? Bárbara & Alexandre O.
Sim, na altura eu também vivia em Lisboa. A Adozinda era, desse modo, minha vizinha.

23. Quem é que imaginou Adozinda fisicamente? (cf ilustração da obra) Bárbara & Alexandre O.
Fui eu. Também gosto de desenhar e faço o que posso com os lápis e pincéis. Devo dizer que a Adozinda é bem mais bonita do que aquilo que os meus modestos talentos artísticos conseguiram transmitir.

24. Por que motivo no livro nunca se fala sobre o pai de Adozinda? Bárbara & Alexandre O.
Ambos os pais da Adozinda viajam muito devido a motivos profissionais. Na altura dos acontecimentos relatados no primeiro livro, por acaso, era a mãe que estava em casa.

25. O livro Adozinda está traduzido para outras línguas? Bárbara & Alexandre O.
Em breve, irá surgir uma tradução no site da Adozinda.

26. Quanto tempo levou a escrever Adozinda? Joana & Alicia
Cerca de um ano.

27. Adozinda e Zulmiro estão apaixonados um pelo outro? Joana & Alicia + Michaël
Hum, será?... Nos próximos livros, pode ser que os consigamos fazer responder a essa questão. Os assuntos do coração costumam ser secretos.

28. Adozinda era para Zulmiro apenas uma amiga? Ou o Zulmiro sentia alguma
coisa por ela?
Diana & Matheus
Isso só o Zulmiro sabe. Não vou desvendar a privacidade dele.

29. Parece que ser bruxa (no livro) é banal. Porquê? Joana & Alicia
Ser bruxa é uma profissão como as outras.

30. Qual é a sua personagem preferida? Joana & Alicia
Gosto de todas.

31. Quis reflectir o seu carácter no carácter de Adozinda? Joana & Alicia
Não. A personalidade da Adozinda é muito diferente da minha. Gostava de ter os mesmos poderes da Adozinda, mas infelizmente não tenho.

32. A sua personalidade é parecida com a personalidade de Adozinda? Frederico & Alexandre V. + Léa & Noémia
Somos muito diferentes.

33. O facto de Zulmiro estudar Astronomia tem por objectivo permitir ao personagem movimentar-se pelo mundo da magia? Joana & Alicia
O Zulmiro é um astrónomo, tal como os astrónomos que existem no mundo real. O Zulmiro não obteve os seus conhecimentos mágicos através da Astronomia, que é uma ciência. Num próximo livro, ele partilhará com os leitores a forma como entrou em contacto com a feitiçaria.

34. Foi o facto de se movimentarem pelo mundo da magia que aproximou
Adozinda e Zulmiro?
Joana & Alicia
O facto que aproximou a Adozinda do Zulmiro foi o acidente que a primeira causou ao segundo. A partir daí, foi a personalidade dos dois personagens que os tornou amigos. A magia é um interesse que ambos partilham.

35. Neste livro queria pôr em evidência os conflitos da adolescência ou a
cumplicidade entre Zulmiro e Adozinda?
Constance
Ambos.

36. O carácter de Adozinda vem de uma pessoa que conhece ou foi inventado? Constance
É inventado. Não conheço ninguém que seja como a Adozinda.

37. Porque lhe interessou criar uma protagonista bruxinha em vez de uma
protagonista normal?
Constance
Sempre gostei de bruxas. Também sinto solidariedade por elas. Nos contos tradicionais infantis são sempre as más. Transformam o príncipe em sapo e põem a princesa a dormir. Além disso, costumam ser feias e com verrugas no nariz. A Adozinda, pelo contrário é uma feiticeira competente, bonita e simpática. Espero que ela possa fazer alguma justiça à habitual imagem da bruxa malvada. É injusto e preconceituoso que apenas as fadas sejam de boa índole.

38. A Adozinda vivia no mundo real e era uma pessoa especial (bruxa)? Ou vivia
num mundo imaginário onde é normal ser-se bruxa?
Constance + Michaël
A primeira hipótese é a correcta. No mundo da Adozinda, a magia corre o risco de desaparecer. A bruxinha é uma das raras pessoas que ainda pratica essa arte antiga.

39. Porque quis dar continuidade ao livro Adozinda? Constance
Porque a Adozinda está sempre a meter-se em novas aventuras e sarilhos e eu sinto a responsabilidade de passar essas peripécias a escrito.

40. No momento em que Zulmiro vai para a América Adozinda ficou muito triste.
Será que estava apaixonada?
Diana & Matheus
Efectivamente, ficou muito triste. Não posso revelar se estava ou não apaixonada. Se ela soubesse que eu tinha desvendado esse segredo, decerto ficaria muito zangada comigo. Os assuntos do coração exigem a máxima discrição.

41. Adozinda sentia falta dos seus pais que trabalhavam muito e que quase nunca
via?
Diana & Matheus
Sim, sente falta deles. Mas o facto de passar muito tempo sozinha também a ajudou a tornar-se mais independente.

42. Por que motivo os pais de Adozinda estão sempre ausentes e não dão apoio à
protagonista?
Caroline
Porque, por motivos profissionais, são obrigados a viajar muito.

43. Na sua infância aconteceu alguma história semelhante à de Adozinda? Diana & Matheus
Não, nenhuma. Mas gostaria muito de conhecer uma feiticeira de verdade.

44. Em que se inspirou para escolher o título? Diana & Matheus + Carine
O título do livro é o nome da personagem principal.

45. Zulmiro acaba por regressar da sua viagem ou não? Diana & Matheus
Para descobrir, têm de ler o livro seguinte.

46. Os seus pais também trabalhavam como os pais de Adozinda? Diana & Matheus
Sim, também trabalham. Nesse aspecto, eu e a Adozinda somos semelhantes.

47. Adozinda encontra Zulmiro num acidente. E a Sofia Ester já encontrou
alguém dessa maneira?
Diana & Matheus
Não. Ainda não…

48. Escreveu este livro para mostrar a sua infância? Diana & Matheus
Não. A minha infância é diferente da da Adozinda.

49. A história de Adozinda foi um capítulo da sua vida? Caroline
Não, não foi.

50. A personagem de Adozinda tem algo em comum consigo? Caroline
Ambas gostamos de magia. Só que a Adozinda é mesmo uma feiticeira, enquanto eu sou uma pessoa comum. À parte disso, somos muito diferentes.

51. Porque criou Adozinda cheia de problemas? Caroline
Os adolescentes são repletos de problemas. A Adozinda, como pessoa complexa que é, não foge a essa regra.

52. A sua história acaba por se basear sobretudo na vida real e a «bruxaria» torna-se um detalhe. Porquê? Caroline
Talvez porque a vida real é muito importante e incontornável.

53. No começo do livro Adozinda é uma bruxinha e depois isso passa para
segundo plano e fala-se mais da relação que tem com Zulmiro. Porquê?
Michaël
A história aborda muitos pontos diferentes. No final, a amizade com o Zulmiro torna-se mais importante porque ambos vão estar separados durante algum tempo.


54. Gostou de escrever Adozinda? Caroline
Foram momentos muito felizes na minha vida.

55. Porque escolheu um fim de história assim tão triste? Carine
Não creio que seja triste. O Zulmiro parte para um estágio, no estrangeiro, onde irá aprender muitas coisas novas. E a Adozinda vai divertir-se numa viagem à Europa.

56. Há alguma razão especial para que a bruxa se chame Adozinda? Frederico & Alexandre V.
Adozinda é um nome pouco habitual porque a ocupação da personagem é também pouco habitual.

57. Ao longo da história queria dar a entender aos leitores que nascera uma
grande amizade ou um grande amor entre Adozinda e Zulmiro?
Carine
Isso só eles podem desvendar.

58. Por que motivo quando Adozinda voa na sua vassoura ninguém fica chocado?
Até parece normal haver uma bruxa numa cidade!
Carine
Acontecem tantas coisas estranhas nas cidades modernas. Uma bruxa não é assim tão chocante.

59. Que idade tem hoje a Adozinda? Carine
Tem dezasseis anos.

60. Alguém ou algum momento na sua vida a inspirou para escrever Adozinda? Frederico & Alexandre V.
Não. A Adozinda é inventada.

61. Pediu ajuda para escrever este livro? Léa & Noémia
Não.

62. Por que motivo publicou este livro dois anos depois de o ter escrito? Léa & Noémia
Porque a publicação é um processo muito demorado. Além disso, eu era simplesmente uma jovem sem quaisquer créditos no mercado e demorou algum tempo até encontrar um editora que decidisse apostar no livro.

63. Por que motivo Adozinda é a personagem principal? Léa & Noémia
Porque ela é a personagem mais ousada.

64. Porque escreveu este livro para jovens e não para adultos? Léa & Noémia
Os adultos também são bem vindos ao mundo mágico da Adozinda. As portas estão abertas para todos.

65. Adozinda é uma pessoa real ou uma personagem inventada? Léa & Noémia
É inventada.


66. Porque fala tão pouco de magia neste livro? Léa & Noémia
A Adozinda é ainda muito jovem e ainda se iniciou há pouco tempo na difícil arte da magia. Nos próximos livros o relacionamento da personagem com a magia irá intensificar-se.

67. Porque não criou uma irmã ou um irmão para Adozinda? Léa & Noémia
Por agora ela é filha única. Mas ainda está a tempo de ter irmãos. Talvez nos próximos livros.


Entrevista feita por correio electrónico - Dezembro de 2007

22 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns ao alunos e à Professora Isabel pela ideia e pelo excelente trabalho!
Beijinhos da Sofia Ester.

Anónimo disse...

Olá. Sou a Sissi.Tenho 15 anos e ando na Escola D. PEDRO V em Lisboa. Achei muito interessante a vossa iniciativa de criação de blogue sobre a Adozinda. Eu tb. sou fã dela, mas prefiro o Zulmiro pelo qual estou apaixonada. Gostava de vos conhecer melhor e quem sabe, um dia,nas férias, podermos conhecer-nos Jinhos Sissi

Anónimo disse...

Olá pessoal do Liceu Internacional,

Sou o pulganosapato.blogspot.com e acabo de tropeçar no vosso blog. Quero dar-vos aquele pontapé para cima que vocês bem merecem! Felicito-vos a todos. Necessitamos, cá no rectângulo, de professores com a dedicação e iniciativa da Professora Isabel e de jovens com o vosso entusiasmo. Da vossa entrevistada, a escritora Sofia Ester, só li o livro ADOZINDA E A FACULDADE DE CIÊNCIAS OCULTAS e devo dizer-vos que me pareceu um livro para adultos e jovens muito criativo e com uma subtil crítica social. Aguardo o seu próximo livro que certamente irei ler. Continuem com o mesmo entusiasmo e desejo-vos felicidades, que vocês bem merecem.

O Pulga no Sapato.

Anónimo disse...

Achei esta experiência muito interessante! Esta ideia da entrevista foi muito boa porque nos ajuda a compreender melhor a autora e a sua obra. A maneira como a Sofia Ester nos explica como trabalhou faz-nos ver melhor como é ser escritor.

Este trabalho que fizemos com a Sofia Ester foi uma boa oportunidade para os que querem ser um dia escritores!!!!

boby

Anónimo disse...

Achei esta entrevista muito interessante. Eu ainda não tinha percebido bem o que era ser escritor(a), mas agora com estas perguntas e respostas a/da Sofia Ester tudo ficou mais claro para mim.

didoo

Anónimo disse...

Achei este trabalho sobre ADOZINDA muitíssimo interessante. Agora conhecemos a Sofia Ester, os seus gostos e sabemos que alguns acontecimentos do livro estão relacionados com a sua vida ...

kr!ne

Anónimo disse...

Gostei muito da história da Adozinda.
Acho que a entrevista nos fez conhecer mesmo bem Sofia Ester, o que a autora pensa sobre o seu livro, e as reacções às perguntas que nós fizemos. É a primeira vez que estou
em contacto com uma escritora. Uma boa experiência para nos incitar a sermos escritores.

ado

Anónimo disse...

Gostei muito do questionário, pois ele ajudou-me a compreender melhor o livro. Este livro aborda vários assuntos como a amizade, a adolescência, a magia... Com esta entrevista percebo melhor as intenções da autora.

bob

Anónimo disse...

Esta entrevista é realmente muito boa e permitiu-me compreender melhor a escritora e sobretudo alguns pontos que não tinha compreendido no livro.
A professora corrigiu as perguntas levando a Sofia Ester a responder de maneira mais interessante.
Gostei muito de ver o meu trabalho no blog e tive o prazer de ver as respostas da própria escritora!
Parabéns!

maminovas

Anónimo disse...

Achei que este trabalho era muito palpitante. Agora compreendo melhor o que é que ser escritor. Gostei muito dessa entrevista sobre ADOZINDA e sobre Sofia Ester, porque ficámos a saber um pouco da vida da escritora e como é que surgiu a personagem principal Adozinda.
Gostava de fazer outros trabalhos como este (porque gostei muito)!!!!!!!!!!!!

dds

Anónimo disse...

Achei que esta experiência foi muito interessante. Agora conhecemos muitas coisas sobre Sofia Ester e sobre os seus gostos. Estou muito contente por ter feito este trabalho.

nono

Anónimo disse...

Eu penso que a experiência com a Sofia Ester foi muito interessante. Não pensava que o facto de estar em contacto com a verdadeira escritora fosse tão instrutivo. Gostava de voltar a fazer o mesmo trabalho outra vez.

best

Anónimo disse...

Gostei imenso do livro ADOZINDA e do questionário. Quando a Sofia Ester respondeu às perguntas que fizémos, fiquei surpreendido porque as respostas não eram o que eu esperava depois de ter lido o livro (como por exemplo o facto de não haver uma razão especial para a bruxa se chamar Adozinda). Este trabalho foi uma experiência muito boa.

alexferrari

Anónimo disse...

Aprendi muito sobre as personagens do livro e sobre Sofia Ester.
Compreende-se melhor algumas passagens do livro com as respostas da escritora.
Achei engraçado o jogo da autora para nos mostrar que Adozinda não é uma simples personagem, mas é mesmo uma amiga.
Estou com muita pressa de ler as novas aventuras de Adozinda e Zulmiro. O que é que pode acontecer na cidade de Ciências Ocultas?

jojolapin

Anónimo disse...

Eu acho esses comentários muito interessantes.
Gostei de ler o trabalho dos outros. Gostei de comunicar com a escritora.

dadjia

Anónimo disse...

Gostei muito desta entrevista porque com isso descobri muitas coisas: é a primeira vez que entro em contacto com uma verdadeira escritora. Percebi como é ser escritor e agora já não tenho mais dúvidas sobre o livro.
Na minha opinião esta experiência pode ajudar aqueles que querem mais tarde ser escritores.

superma

Anónimo disse...

Achei esta entrevista muito completa. Dá-nos uma outra percepção do livro ADOZINDA. Descobrimos que em alguns factos a autora recorreu à sua vida para se inspirar. Por exemplo: o facto dos pais de Adozinda e os de Sofia Ester trabalharem muito!!!
Será que a nossa turma seria uma fonte de inspiração?!! Seria uma bela aventura (teríamos muita coisa para contar)!!!!

camilette

Anónimo disse...

Achei esta experiência muito legal!
Foi uma óptima ideia da nossa professora!

superma

Anónimo disse...

Eu achei esta experiência muito interessante. Permitiu-nos compreender melhor o livro ADOZINDA e saber realmente o que é escrever um livro. Eu conheço melhor a Adozinda agora e vejo até que ponto um(a) escritor(a) pode amar a sua criação. Também percebi que ninguém pode conhecer melhor uma personagem ou um livro do que o próprio autor.

aljwim

Anónimo disse...

Penso que esta esperiência foi única, porque não é todos os dias que nós temos a sorte de ler um livro e poder trocar informações com a própria autora! E quando trocamos informações é que podemos perceber a união entre Sofia Ester e Adozinda. Talvez elas sejam completamente diferentes, mas mesmo assim, entendemos melhor a paixão da escritora em relação às suas criações!!
Foi uma experiência muito legal e que eu gostaria muito de repetir na próxima oportunidade!

Parabéns!!

b@b

Anónimo disse...

Esta entrevista com uma verdadeira escritora interessou-me muito e permitiu-me que entendesse muito melhor o livro e os seus segredos.

superma

Anónimo disse...

Eu acho essa ideia de fazer um trabalho sobre a Adozinda excelente pois eu não conhecia bem a Sofia Ester. Agora eu conheço melhor a Adozinda e os segredos deste livro. Essa entrevista foi interessante pois assim descobrimos os segredos da escritora e o que ela acha do livro...

caro-cenoura